Modalidades

Componentes Criticas Futebol

Componentes Criticas Basquetebol

Componentes Criticas Andebol

Componentes Criticas Voleibol

Componentes Criticas Atletismo - 1º Período

Componentes Criticas Atletismo - 2º Período

Componentes Criticas Atletismo - 3º Período

Componentes Criticas Ginástica

Componentes Criticas Mini-Trampolim

Componentes Criticas Badmington

História das Modalidades

História Futebol

História Basquetebol

História Andebol

História Voleibol

História Atletismo

História Ginástica

História Badmington

Quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009

História Futebol

     Não existem dados concretos que nos permitam responder com exactidão quando é que nasceu o Futebol. As origens desta modalidade desportiva são tão longínquas que podem ser encontradas nas antigas civilizações chinesas e japonesas. No entanto pode-se afirmar que está ligado com o jogo praticado no o Império Romano, o Harpastum – jogo de actividade brutal e violenta, que punha em confronto dois grupos compostos por um número ilimitado de homens, que deviam empurrar e bater com a mão uma bexiga cheia de ar ou areia até conseguir ultrupassar uma linha marcada no campo inimigo.

      Rapidamente se difundiu pelos territórios ocupados pelas legiões de Júlio César, surgindo o Soule ou Choule. Este jogo chegou às Ilhas Britânicas. No entanto, esta actividade não foi bem aceite pelos Britânicos, pois estes já possuíam uma modalidade semelhante, o  Hurling at Goals. Este novo jogo era já realizado num terreno rectangular com 100 m de comprimento e 50 m de largura e praticado por um número de elementos bem determinado. O objectivo do jogo consistia em fazer passar a bola entre dois paus espetados no chão e distanciados 3 a 4 metros. Esta actividade difundiu-se e foi ganhando um número cada vez maior de praticantes e adeptos.

   No princípio do séc. XIX, as austeras universidades inglesas adoptaram o Hurling at goals como prática desportiva, limitando-o aos pátios das próprias Universidades e estabeleceram várias regras de disciplina e ordem. Representantes das mais importantes Universidades e “ public schools” inglesas, reuniram-se em Cambridge para conjugar os vários regulamentos individuais, conseguindo a 26 de Novembro de 1863 na Freemason’s Tavern de Londres, fazer a unificação geral de todos os regulamentos e criar um organismo responsável por esta nova modalidade – a “Football Association”.

     O primeiro clube a ser criado foi o Sheffield, em 1862 e o futebol de então era praticado em campos com dimensões variáveis que chegavam a atingir os 182m de comprimento e 92m de largura (Deshors, 1998).

     A partir de 1930, a FIFA, que viria a uniformizar as regras do jogo a nível internacional, tornou-se a entidade responsável pela realização dos Campeonatos do Mundo de futebol, que se realizam de quatro em quatro anos, intercalando com os Jogos Olímpicos. O campeonato feminino da FIFA foi organizado pela primeira vez em 1991.
     O futebol, tal como sucedeu com a grande maioria dos países da Europa, chegou a Portugal pelo “pé” dos Ingleses. Os primeiros portugueses a jogar futebol foram os irmãos Eduardo e Frederico Pinto Bastos, em 1888.
      A primeira colectividade que conta nas suas fileiras com uma secção de futebol, foi o Ginásio Aveirense, fundado em 1895 por Mário Duarte. O futebol implantou-se rapidamente no nosso país e nos derradeiros anos do século XIX, já existiam equipas consideráveis em Portugal.

              

Fica agora um video em que podem observar algumas diferenças no futebol

publicado por Vamos Fazer Educacao Fisica às 17:20
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De marbenia a 19 de Dezembro de 2013 às 00:25
muito otimo
De aninimo a 3 de Dezembro de 2014 às 17:53
a frase esta mal construida

Comentar post

mais sobre mim

pesquisar

 

Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
23
25
26
27
28
29
30
31

tags

todas as tags

links

subscrever feeds